
Durante sessão parlamentar na terça-feira, 09 de fevereiro, na Câmara Municipal de Itacoatiara (CMI), os Veradores Richardson Aranha Peixoto e Wemerson Jacquiminouth (Barriga), ambos do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), informaram sobre a instalação nos próximos dias, das Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), na Unidade do Hospital Regional José Mendes (HRJM), no Município de Itacoatiara (269km de Manaus).
Em Abril de 2020, o Grupo AMAGGI doou 05 leitos para o Hospital que encontram-se a disposição para instalação, diante a falta de médicos intensivistas. A expectativa é que para os próximos dias, os cinco leitos estejam operantes na unidade hospitalar.

Matéria da Doação – Itacoatiara, 18 de Abril de 2020.
ITACOATIARA | PELA PRIMEIRA VEZ CONTARÁ COM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI), GRAÇAS À DOAÇÃO DO GRUPO AMAGGI.
O Hospital Regional José Mendes, em Itacoatiara (AM), receberá nas próximas semanas equipamentos para cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) doados pela AMAGGI.

Unidade de tratamento intensivo (UTI) é uma estrutura hospitalar que se caracteriza como “unidade complexa dotada de sistema de monitorização contínua que admite pacientes potencialmente graves ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos e que com o suporte e tratamento intensivos tenham possibilidade de se recuperar”. O profissional que se dedica a esta modalidade de atendimento chama-se intensivista.
A doação ao hospital foi anunciada nesta sexta-feira (17) pelo presidente executivo da empresa, Judiney Carvalho, com objetivo de auxiliar o sistema de saúde da região a superar os impactos da pandemia da Covid-19.

Entre os equipamentos hospitalares doados estão cinco ventiladores mecânicos (respiradores), cinco monitores cardiológicos, um aparelho para avaliação de gasometria arterial, desfibrilador, 15 bombas de infusão de medicamentos e cinco aspiradores cirúrgicos, itens fundamentais para terapia intensiva de pacientes graves acometidos pela Covid-19.

O Hospital Regional José Mendes, escolhido para receber as doações da AMAGGI, é hospital polo para a região do Médio Amazonas, com atendimento à população de Itacoatiara e de pelo menos outros cinco municípios do entorno A unidade já recebeu pacientes da Covid-19 e o município de Itacoatiara já se encontra em situação de transmissão comunitária do novo Coronavírus, segundo a Prefeitura municipal.
“Desde o início desta crise gerada pela pandemia, estamos estudando o que podemos fazer para contribuir com as comunidades das regiões onde a AMAGGI mantém suas atividades. Estamos há mais de 20 anos atuando em Itacoatiara com nossas operações e temos muito respeito e orgulho de fazer parte da história do município, por isso entendemos como importante essa nossa ação nesse momento”, explicou o presidente da AMAGGI, Judiney Carvalho.

Os equipamentos adquiridos pela companhia, enfatizou o presidente, serão destinados no prazo mais curto possível para integrarem a estrutura do hospital. As questões técnicas referentes aos equipamentos já foram devidamente alinhadas com a direção da unidade.
“Sem dúvida, a AMAGGI já faz parte da história de Itacoatiara, mas uma doação como essa entra para a história da Saúde de Itacoatiara, transformando um hospital polo em uma efetiva unidade de média complexidade, com reflexos positivos para a população de Itacoatiara e de municípios adjacentes. Com esses equipamentos, vamos conseguir atender em um outro nível de assistência. É um divisor de águas para nós e um legado que ficará para a unidade independentemente da pandemia”, afirmou Marlon Amaral, médico e diretor-geral do Hospital Regional José Mendes.
Portal LCJ, mantendo você sempre informado!
Siga-nos.
Facebook: @PortalItacoatiaraLCJ
Instagram: @PortalItalcj
Whatsapp: (92) 99429-316